Trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da disciplina de Português.

Colégio de Nossa Senhora da Graça



Leitura de Imagem




Esta pintura, intitulada “O Grito”, de Edvard Munch, pintada a óleo sobre tela, retrata o sofrimento, bem como a profunda angústia sentida pelo pintor.

Os elementos que compõem o quadro são uma figura careca, evidenciando uma saúde débil, de fato preto, apresentando uma tez clara, simulando um grito, dando uma sensação de movimento, sendo esta a figura principal e fazendo com que a nossa atenção recaia sobre ela. De seguida os restantes elementos apresentados são uma ponte, dois indivíduos, a doca de Oslofjord, em Oslo, não esquecendo o magnífico pôr-do-sol.
Numa perspetiva geral, as cores que mais se destacam são tanto as cores frias, o azul, utilizado no mar e na figura, simbolizando o desespero e aflição, como as cores quentes, o laranja e o amarelo, utilizadas para pintar o esplêndido pôr-do-sol exprimindo uma sensação de conforto.
Quanto aos jogos de luz utilizados, a luz incide sobre a figura e o pôr-do-sol, com o intuito de realçar ambas, pondo em segundo lugar os restantes elementos.
Apesar de este quadro apresentar uma função estética, revelando uma beleza negra, expressando sentimentos horrorosos, a forma como foi elaborado, os jogos de luz, as escolhas das cores, tudo isso levou a uma esplendorosa obra de arte, também está implícita a função expressiva, pelas emoções expressas não só pela figura principal, mas também pelos restantes elementos.

Em suma, este é um belíssimo quadro, o qual traduz um dos momentos mais dramáticos, quando a sua irmã foi internada, da carreira do pintor.
Joana Moreira 10ºA







Esta imagem é uma fotografia de Neil Armstrong, tirada em 1969 quando este se tornou no primeiro ser humano a aterrar na Lua. Nessa viagem participaram também Dr. Edwin Aldrin e Michael Collins, que posteriormente tiraram esta fotografia.
Como facilmente se percebe, há dois elementos que se destacam na imagem, não contando com o solo lunar, que são o astronauta e a bandeira do seu país, os Estados Unidos da América. Pelo que se pode observar, o astronauta está a fazer continência à bandeira do seu país, sinal de grande respeito e gratidão para com a sua nação, por ter testemunhado um dos mais marcantes acontecimentos da história da humanidade.
Como é do conhecimento universal, o facto de homem ter conseguido chegar à Lua foi um dos feitos mais importantes na história dos EUA, mas não só, foi também para o mundo e para a humanidade. A imagem mostra isso mesmo, que o Homem é capaz de grandes feitos, e já o dizia Neil Armstrong:“Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.
Em termos de funções, a imagem apresenta uma função informativa, pois fornece informações concretas sobre acontecimentos e elementos da realidade, narrativa, porque conta ou sugere histórias, cenas e ações, e estética, pois visa a satisfação e o prazer do belo.
Em suma, esta fotografia retrata o que foi um momento único, não só para quem lá estava, mas também para quem assistiu à mais espetacular história dos últimos tempos.

Gonçalo Dinis nº10 10ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.